quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Acessibilidade: a cidade para todos!

Acessibilidade não é apenas uma rampa na entrada do edifício. Acessibilidade é respeitar o próximo, é entender que todos, não importa quem, devem ter a liberdade de "acessar" aquele local.
Por que é tão difícil? Não é por falta de legislação, nem por falta de educação, isso mesmo, arquitetos e urbanistas estudam a fundo a questão da acessibilidade! Se existem leis, existem pessoas que sabem fazer, por que não é feito? Simplesmente por desrespeito, achamos que aquilo não é comigo e por isso mesmo não me interessa! 
Seria tão mais fácil e confortável se a cidade fosse acessível à todos! Poderíamos andar de salto! Passear com carrinho de bebês! Quantas vezes eu pensei duas vezes antes de colocar um salto porque teria que andar em calçadas esburacadas, subir escadarias... Quantas vezes eu preferi ir de carro ou táxi a ir a pé! Muitas vezes! 
No entanto, temos que pensar que existem pessoas que precisam enfrentar esses obstáculos que colocamos para elas todos os dias, obstáculos que seriam facilmente solucionados se todos se importassem mais com as outras pessoas.
Não estamos falando apenas de cadeiras de rodas, estamos falando de todos! A arquitetura deve ser acessível a todos! A cidade deve ser acessível a todos! 
Não apenas sair colocando rampas por aí, imaginar os espaços sendo utilizados por pessoas! As pessoas são diferentes, tem necessidades diferentes, limitações diferentes, mas nós, arquitetos e urbanistas, aprendemos a lidar com os obstáculo, a fazer o acessível, falta apenas colocar em prática!


Esse vídeo retrata muito bem a falta de respeito pelo próximo e a falta de cuidado da prefeitura, que deveria assegurar o acesso de todas as pessoas na praça, e que infelizmente não consegue enxergar o real problema que está sendo discutido!

Passei a poucos dias nessa praça e continua do mesmo jeito...

Nenhum comentário: