O uso das cores certas nos ambientes empresariais auxilia no bem-estar dos funcionários e visitantes, uma vez que elas podem interferir nas reações psicológicas dos indivíduos, relacionadas ao humor, satisfação e motivação, e até alterar o funcionamento do organismo. As cores ainda contribuem para o aumento do desempenho e para diminuição da fadiga visual e dos índices de acidentes. Além disso, é uma importante ferramenta no que diz respeito à mensagem que se deseja transmitir aos clientes e funcionários.
Outra propriedade do uso estratégico das cores é a alteração de percepção do ambiente, como a impressão de ambiente mais alto, mais claro, maior, através da utilização de cores frias e claras, o que acontece inversamente com os tons quentes, que tendem a diminuir os espaços, assim como a utilização de cores escuras.
Na percepção de tempo, experiências mostram que em ambientes com cores quentes, o ser humano não tem noção da passagem do tempo, enquanto em locais com cores frias o tempo é superestimado. No que diz respeito à percepção tátil, cores quentes parecem mais fofas e macias, enquanto cores frias causam a sensação de dureza.
Em relação à percepção gustativa e olfativa verifica-se que os vermelhos, laranjas, amarelos e verde-claros são cores apetentes, diferentes de púrpura, mostarda e tons de cinza, que são menos desejáveis.
Por isso é importante o conhecimento das necessidades do espaço para elaboração de um projeto cromático, não apenas utilizando as cores da logomarca da empresa, que muitas vezes podem ser inadequadas para o tipo de atividade realizada no local.
Ao escolher a cor é importante atentar para o tipo de iluminação que será utilizada, pois a iluminação afeta a percepção visual da cor. Também observar os índices de reflexão das cores, em ambientes de trabalho a luminosidade deverá ser alta para realização das tarefas por um longo espaço de tempo.
As cores mais enérgicas como o laranja e o vermelho devem ser utilizadas em locais onde é exigida uma maior atividade, em áreas movimentadas ou áreas de passagem, como por exemplo: copas, banheiros, escadas, corredores. Já em ambientes onde as tarefas exijam maior concentração, os tons verde amarelados, mais tranquilos, são os mais indicados para salas de leitura, por exemplo. Para criar ambientes menos monótonos é interessante trabalhar a alternação de cores nas paredes, criando movimento, indicados para salas de espera.
As cores e suas sensações:
- AMARELO: Cor quente e estimulante gera vivacidade e luminosidade, sugere proximidade dos objetos. Se utilizado em excesso torna-se monótono e cansativo. Indicado para ambientes onde se exige concentração, pois atua no sistema nervoso central.
- AZUL: Na cultura ocidental o azul está associado à fé, confiança, integridade, pureza e paz. O azul escuro dá sensação de frieza e formalismo.
- LARANJA: Cor estimulante e de vitalidade. Está relacionada com entusiasmo, ação, força. Possui grande visibilidade e chama atenção para pontos que devem ser destacados.
- ROSA: Aquece, acalma e relaxa. Está ligado à fragilidade, delicadeza e feminilidade.
- VERDE: O tom claro transmite sensação de paz e bem estar. É uma cor que sugere tranquilidade, dando a impressão de frescor. Tons escuros tendem a deprimir.
- VERMELHO: Cor estimulante. Desperta o entusiasmo, dinamismo, ação e violência. Se utilizado em excesso pode irritar e despertar violência.
- VIOLETA: O tom deve ser utilizado com cautela, pois torna o ambiente desestimulante e agressivo, gerando melancolia e depressão. Sugere proximidade, contato com sentimentos elevados e com a espiritualidade. Assim como o vermelho, azul escuro e o verde escuro não devem ser utilizados em grandes áreas.
Desta maneira, vemos que o uso da cor pode ser empregado não apenas como elemento estético, mas como elemento funcional para o espaço, principalmente no que diz respeito ao conforto e saúde psicológica dos usuários.
Use com sabedoria as cores e torne mais agradável os ambientes de trabalho!